skip to main |
skip to sidebar
Novas Imagens em Maços de Cigarro são Criadas
Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje, o Ministério da Saúde lançou esta semana as novas e chocantes imagens que passam a estampar os maços de cigarro. Agora, em vez de “O Ministério da Saúde Adverte”, as embalagens terão expressões como “Terror”, acompanhadas de fotos produzidas, mostrando, por exemplo, um coração sendo usado como cinzeiros com dezenas de guimbas. A inclusão obrigatória de advertências sobre o mal que o tabagismo causa à saúde existe no Brasil desde 2001, como parte de parte de um conjunto de medidas propostas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O programa vem obtendo resultados positivos, como a redução da proporção de fumantes na população de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003. A bancária Maria das Mercês Melo de Andrade, de 46 anos, se diz favorável á campanha. “Fico chocada com as imagens que, com certeza, me motivam a parar de fumar. Tanto que todas as vezes que compro um maço de cigarro a imagem me faz refletir e me apoio nelas para realmente tentar não fumar mais. É difícil, mas vale a pena”, diz ela. Lênio Faria Loesch, 33 anos, técnico em agropecuária, fumou durante 18 anos, mas parou há nove meses. Segundo ele, a mudança foi feita para melhorar a própria saúde e dar um bom exemplo para a filha de 11 anos. “De certa forma, as imagens nos maços de cigarro me motivaram bastante. Das imagens antigas, as que me chamaram mais atenção foram as que traziam um feto dentro de um vidro e uma criança com máscara de oxigênio. Agora as novas imagens estão mais explícitas e vão ser mais um incentivo para fazer mais pessoas pararem”, ressalta.
No coments:
Se analisarmos profundamente essa campanhas, tiraremos uma conclusão que é de extrema ineficiência. Visualmente pobre, óbvia e mal produzida. Qualquer individuo tabagista, ou iniciante, não questiona seu vício com uma fotografia no verso de um maço de cigarros que comprou com um objetivo único. E outra quem tem a mente travada vai continuar fumando, pois não vai nem olhar as fotos. O vício e a vontade são maiores.
As fotos acabam sendo sempre motivo de desprezo e brincadeiras. Seria mais eficaz carregar nos impostos sobre essa droga (cigarro) tornando sua aquisição inviável e utilizar essa verba para campanhas de conscientização na grande mídia sobre o vício; mostrando aos adultos que algo que prejudique seus filhos estará prejudicando-os indiretamente e subsidiar clínicas de recuperação para viciados.
Um comentário:
Corrigindo:
É notório o fato de o cigarro ser prejudicial à saúde. Os fumantes, inclusive, sabem muito bem disso. [Mas, se analisarmos profundamente essa campanhas, tiraremos uma conclusão que é de extrema ineficiência. Visualmente pobre, óbvia e mal produzida.]
TRECHO COM AMBIGUIDADE
Postar um comentário