quinta-feira, 6 de março de 2008

A Fiat volta a dar voz ao consumidor em campanha

A Giovanni+DraftFCB cria para a Fiat. Um teaser começa a ser veiculado no dia 09. No dia 13, os comerciais entram em sistema de rodízio. A campanha, que além dos filmes conta com spots de rádio, mídia impressa, on-line e pdv, traz consumidores reais para falar sobre seu Fiat. "Nós invertemos a ordem da história. Não é a Fiat que vai falar das ofertas, mas o consumidor real comenta sobre seu Fiat e protagoniza a campanha", explica Adilson Xavier, presidente e diretor nacional de criação da agência. O diretor Caito Ortiz, da Pródigo Films, foi quem tratou de captar o melhor de um elenco não habituado às câmeras. Ele deixou os protagonistas falarem à vontade, sem roteiro, em formato de depoimento. Foram selecionados 30 consumidores nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Desses, 11 viraram estrelas dos filmes. Na mídia impressa, o desafio era conseguir sintetizar a história real dos consumidores em poucos quadrinhos, já que a opção foi utilizar "tirinhas de jornal". Desenhadas pelo cartunista Adão Iturrusgarai, autor de personagens como Aline, os quadrinhos buscam o bom-humor como tônica. "Tentamos transmitir o entretenimento que há nos filmes para a mídia impressa. Todas as tiras têm histórias reais e bem-humoradas de consumidores", conta Sidney Araújo, diretor de criação da Giovanni. Abaixo das tirinhas, o público observará ofertas da Fiat. Para João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da montadora, “a campanha é um institucional de varejo e está totalmente alinhada com os objetivos da Fiat, de estar cada vez mais próxima do consumidor”. "Precisamos estabelecer vínculos diferentes com esse consumidor multifacetado, esse consumidor 2.0", observa Ciaco. "Por que interagir com ele somente via internet? Podemos fazer isso também usando os meios tradicionais e essa ação é um bom exemplo disso, subvertemos a ordem da comunicação: o consumidor fala e nós ouvimos", defende Ciaco. Em julho do ano passado, a Fiat já havia veiculado ação na qual o consumidor era o protagonista das peças, seguindo o mesmo conceito mantido nessa campanha "Esse Fiat é Meu".
http://br.youtube.com/watch?v=NOlWe8VTg30
Fonte:
http://www.ccsp.com.br/

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As empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua imagem, e as idéias que podem passar ao consumidor, por isso, as agências e todos os especialistas em comunicação de massa tentam inovar a cada dia. Preocupados em dar um novo visual a marca, a agência de publicidade Giovanni+ DraftFCB criou uma campanha dando voz ativa ao público da Fiat. Essa idéia tem certa consistência, pois sabemos que quem faz o consumo e o consumidor em si é a própria mídia, com seus lançamentos e inovações cada vez mais atraentes. Assim, conseguem captar uma atenção ainda maior de seu público-alvo. Um aspecto que tem chamado muita atenção é que as chamadas “fábricas de vendas” não têm se preocupado com a participação do consumidor dentro dos sets ou até mesmo de como será a nova campanha. Nós os consumidores apenas somos apresentados ao produto, seja ele qual for, através de diversas mídias. Desta maneira, as agências, criativos, e entre outros acabam transmitindo ao público uma imagem de “todo-poderosos”, pois fazem e acontecem, tendo a certeza que não haverá negatividade por parte do receptor, sendo esta a pior parte. Acredita-se que a Giovanni, tem pensado neste quesito e revisto os seus conceitos de forma que agrade o seu público ainda mais, e por isso a campanha está prevista para ter uma influência ainda maior do que a última lançada pela Fiat “Esse Fiat é meu”.

Um comentário:

Vania M. B. de Faria disse...

O conteúdo do comentário está bom, bem articulado, pecando apenas no aspecto gramatical, como crase e pontuação. Nada que uma boa consulta à gramática não possa resolver.