segunda-feira, 24 de março de 2008

Tv digital gera polêmica e Fórum refaz divulgação

O relançamento da TV digital em São Paulo ocorrerá em maio, com campanha publicitária que convidará o telespectador a visitar "pontos de degustação" da nova tecnologia. A estratégia do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), entidade que reúnem emissoras e fabricantes de televisores visam alavancar a tecnologia, que, lançada em dezembro, ainda não decolou. Uma agência de publicidade será convidada em breve para conceber e coordenar a campanha, segundo Luís Olivalves, coordenador de promoção do fórum. A Família Nascimento, criação da Rede Globo para o lançamento em dezembro, continuará protagonizando a comunicação, apesar das críticas de emissoras concorrentes. Os "pontos de degustação" contarão com vários televisores, para que o telespectador perceba as vantagens da tecnologia. O fórum fez pesquisas que revelam grande interesse pela TV digital, mas fabricantes detectaram muita desinformação. Por exemplo, telespectadores acham que o selo "HDTV" que aparece na tela já significa que o aparelho recebe TV digital. Com informações de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.

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Com a evolução e a modernidade, os meios de comunicação vêm se desenvolvendo dia após dia. No fim de 2007 para o início de 2008 a TV e a “era” digital chegou até nós brasileiros. O funcionamento desta por sua vez, não tem ficado muito claro na mente dos telespectadores. Como citado pela Folha de São Paulo, muitas pessoas não sabem ao certo como funciona a utilização deste novo meio de transmissão. Muitos imaginam que ao aparecer o símbolo de HDTV no televisor este já transmite as imagens digitalmente, quando na realidade o símbolo informa que a programação pode ser vista com transmissão digital. Por este e muitos outros motivos é que o fórum sistema brasileiro de TV digital resolveu relançar o novo sistema, transmitindo uma nova campanha, informando e deixando claras as dúvidas mais freqüentes que os telespectadores têm mostrado desde então. O que ocorre neste tipo de “problema”, é que muitas vezes a falta de informação é muito grande, pois nem todos os usuários de televisão não entenderam o real funcionamento do método digital de transmissão e muito menos como se pode aderir ao sistema. Mesmo assim a “nova TV” foi inaugurada e os telespectadores continuaram sem entender nada. Este erro pode afetar o futuro desenvolvimento do novo meio de comunicação, que por sua vez promete muito, pois para que se obtenha sucesso em qualquer lançamento de produto, o mesmo tem de ser apresentado ao público e essa apresentação necessita ser a mais característica possível, para que todos possam saber suas características e todas as informações necessárias para uma boa utilização e também eventuais compra. Isso não ocorreu com a TV, deixando os usuários insatisfeitos e trazendo uma repercussão negativa para o meio. Isso ocorre em muito dos produtos comercializados pelo mundo. Consumidores não entendem a finalidade de tal produto e não se interessa por ele, fazendo com que centenas de indústrias gastem verba desnecessária com comunicação e entre outros. Estes gastos acabam sendo desnecessários, pois o único alvo a ser atingido é o próprio público, então se a comunicação é falha, as empresas e agências devem rever os conceitos de esclarecimento, onde:
Acreditamos que informação é extremamente importante em todos os casos, e na campanha citada, esta ficou confusa, onde deveria ser dito que a nova transmissão seria disponibilizada sim, mas somente os que possuem o aparelho de conversão conseguiriam assistir os programas em transmissão digital. O sinal é facultativo, e há um símbolo de reconhecimento fornecido pelas emissoras de TV durante as programações para que o telespectador saiba quando estiver assistindo, se a transmissão é ou não disponível em novo sistema.
Essas e outras informações deviam ser notificadas, para que todos pudessem compartilhar do desenvolvimento.
Assim como meio de corrigir um erro que pode afetar a economia nacional, haverá uma nova campanha veiculada a partir do mês de maio. Através destes erros que muitas vezes passam sem deixarem rastros, é que a sociedade perde e muito, por isso os consumidores deve ficar atentos a mudanças repentinas, ou até mesmo notificar os órgãos responsáveis às dúvidas, críticas e outras coisas que surgirem a cerca de novas coisas lançadas pela mídia, pois medidas como essas devem ser tomadas sempre que algo ficar obscuro aos olhos do público. Com isso todos ficam a par do que está acontecendo e não há perda de nenhum dos lados. Clientes não perdem produtos e nem os produtos perdem clientes.

Um comentário:

Vania M. B. de Faria disse...

Copiei um trecho do comentário de vocês que apresenta problema com a flexão do infinitivo. O certo é passam sem deixar rastros.
Através destes erros que muitas vezes passam sem deixarem rastros.
Há alguns casos de vírgula que precisam ser revistos. É só pegar umagramática e reestudar estes assuntos: pontuação e uso do infinitivo.Quanto ao conteúdo, tudo bem.